Ser doula é mais do que especial é sublime, ato de amor com gestantes que acreditam que se elas forem deixas a vontades para fazer o que elas acreditam, seus filhos podem nascer de uma forma mais saudavel, criando um vinculo ainda maior entre mãe, bebê e pai.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Parto normal ou cesárea ?????

Olá meninas hoje estou aqui pra falar um pouco sobre parto normal ou cesárea, neste post vou comentar um pouco sobre algumas coisas que toda gestante deve saber antes de escolher o tipo de parto que vai querer.

Parto normal
Vantagens
  1. Recuperação muito rápida pois no mesmo dia a puerpera já poderá se levantar, e caminhar tranquilamente sem muitas dores;
  2. Poder participar ativamente do trabalho de parto e parto em si, pois se escolher um parto normal sem sedação a gestante acompanhará todo o processo do nascimento; 
  3. Fazer o seu próprio parto pois quando se faz uma cesárea o parto é feito por um médico e não pela gestante;
  4. Não ter a necessidade de ficar internada no hospital por mais de 2 dias como acontece na cesárea;
  5. Vinculo mãe, pai e bebê muito maior;
  6. Ficar com o bebê desde o nascimento já que a puerperá não estará sedada;
  7. Ter o acompanhamento de uma Doula durante todo o trabalho de parto e parto, diminuindo assim o tempo de trabalho de parto;
  8. Esse tipo de parto é comprovadamente mais seguro para mãe e bebê; 
Parto normal
Desvantagens
  1. Dor;
  2. Data não definida para o dia do nascimento (ansiedade mãe e família);
  3. Possível laceração do períneo se não for amparado (acometimento minímo quando há uma preparação por Doula);
Parto Cesárea
Vantagens
  1. Não sentir a dor do parto e nem as contrações; 
  2. Data marcada para o nascimento (não acredito que seja vantagem)
Parto Cesárea
Desvantagens
  1. Risco de infecção pois querendo ou não esse procedimento é um ato cirúrgico; 
  2. Mãe não pode acompanhar o nascimento; 
  3. Recuperação mais lenta, ficando no mínimo 3 dias internada no hospital;
  4. Colocação de sonda vesical de demora (pois a puerpera não pode levantar nas primeiras 12 horas em virtude da anestesia);
Bom meninas essas são algumas vantagens e desvantagens do parto normal e da cesárea, tirem suas próprias conclusões do que pode ser melhor pra você, se surgirem mais algumas duvidas eu indico um livro chamado Parto normal ou Cesárea ? O que toda mulher deve saber (e homem também) as autoras são Simone G. Diniz e Ana C. Duarte e a editora é Unesp.

"O parto pode ser sim, um evento de alegria, fortalecimento, de prazer, de amadurecimento, desde que a mulheres sejam respeitadas, olhadas com carinho, reverenciadas pela capacidade espantosa de conceber, gerar e parir..."

terça-feira, 28 de junho de 2011

Um pouco da minha história

Minha história como Doula começou quando minha mãe engravidou do meu irmão a 5 anos atrás, foi ai que comecei a me interessar sobre maiores cuidados com gestantes, desde de então me apaixonei e nunca mais quis parar de me envolver com gestantes.
Fiz meu curso a um ano no GAMA (Grupo de Apoio Maternidade Ativa)  em São Paulo, e ele pra mim foi muito especial, pois eu sabia que a partir daquele momento minha vida mudaria pois a luta a favor da humanização do parto, e do parto normal na minha cidade só estaria começando, pois moro em Votuporanga interior do estado de São Paulo e aqui na minha cidade o indice de parto normal é muito pequeno é quase raro você ouvir alguma gestante falar sobre parto normal. E com isso os médicos acabam não dando muito apoio a esse tipo de procedimento.
Fiz alguns acompanhametos a gestantes de pós parto, e dois que acabaram em cesária. Porém a mais ou menos 2 meses apreceu em minha jornada uma gestante que tinha a mesma ideia que eu sobre o parto normal e seus beneficio mas essa história conto no proximo post.
Faço faculdade de Enfermagem na UNIFEV aqui em Votuporanga mesmo e assim que terminar pretendo fazer minha pós em enfermagem obstétrica para ficar ainda mais perto de mulheres na sua fase mais bonita na vida que é ser mãe.