Ser doula é mais do que especial é sublime, ato de amor com gestantes que acreditam que se elas forem deixas a vontades para fazer o que elas acreditam, seus filhos podem nascer de uma forma mais saudavel, criando um vinculo ainda maior entre mãe, bebê e pai.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

De onde surgiram as Doulas ?????

Olá meninas e meninos hoje estarei falando um pouco de onde apareceu essa ocupação tão maravilhosa que é ser Doula. Então vamos lá pra um pouco de aula de história.

A palavra Doula é de origem grega e significa mulher que serve ou cuidadora da mulher, a primeira pessoa a utiliza essa palavra foi Dana Raphael´s em 1973 em um livro sobre amamentação, neste livro ela descreve a Doula como um ou mais individuos que encorajam psicológicamente e dão apoio fisíco para a parturiente, outros termos que também podem ser atualizados é assistente de parto e acompanhante de parto.

A origem
No parto tradicional ou domiciliar havia um circulo de apoio a parturiente, a mulher recebia ajuda, encorajamento e companherismo de outras mulheres durante o trabalho de parto, parto, nascimento, primeiras horas, dias e semanas após o nascimento.

Situação atual de Doulas no mundo
Exterior existem aproximadamente 8.000 doulas certificadas nos Estados Unidos, também já muitas no Canadá, Austrália, Portugal, Itália e outros países da Europa, no Brasil entre voluntárias e profissionais o número está próximo de 800 formadas porém só uma pequena parte atua.

Métodos de Auxilio da Doula
Ambiente - pivacidade, luz, quantidade de pessoas, cheiro.
Apoio físico - toque, massagens, movimentos, exercicios, posições.
Apoio emocional - ouvir, atender ao pedido, encorajar para que ela encare esse momento.

Qual o objetivo da Doula durante o parto
Viver o parto como um evento fisiológico e como uma experiência de transformção, esclarecer duvida para que os medos sejam vencidos, aumentar a segurança física e emocial, criar autoconfiança na parturiente para o parto em relação a criação do bebê.

O que deve ser motivador para uma gestante procurar uma Doula
Conseguir um parto normal, conseguir um parto normal após uma cesárea (que eu só recomendo após 2 nos de cesárea), ter um parto mais rápido, sem anestesia, se sentir mais segura mais preparada, e buscar apoio para sanar duvidas que as vezes ela não se sente confortavel em perguntar ao médico.

Pesquisa sobre partos acompanhados por Doula foi constatado que:
Redução em 51% da taxa de cesarianas, redução de 25% na duração do trabalho de parto tem uma média de redução de 1 hora e meia, redução de 36% no uso de analgesia peridural, redução de 71% no uso de ocitocina, redução de 57% do uso do fórceps.

Na amamentação o resultados são tão imprecionantes quanto nos partos:
Maior indice de amamentação exclusiva 51% contra 29%, maior indiçe de amamentação por livre demanda 81% contra 47%, menor indiçe de alimentação com outro alimento fora o leite materno 18% contra 53%, menor indiçe com problemas na alimentação 16% contra 63%.

Nas primeiras 6 semanas:
As mães tem mais interação afetiva com o bebê, sentem-se mais íntimas do bebê, sente que pode tomar conta do bebê melhor do que qualquer um por ter um vinculo maior com o seu bebê.
 Os resultados psicológicos: menor índice de ansiedade, menor ídice de depressão pós-parto, maior auto-estima, e maior satisfação com o parceiro no pós-parto.

Resultados sobre as experiência que as mães tiveram no parto acompanhado por uma doula:
Consideraram a experiência do parto como boa - Com doula 82% Sem Doula 67,4%
Sentiram que lidaram bem com o parto - Com Doula 46,8% Sem Doula 28,3%
Sentiram que o parto teve um efeito positivo nelas como mulher - Com Doula 58% Sem Doula 43,7%
Perceberam os seus corpos como fortes - Com Doula 58% Sem Doula 41%.

Os resultados dessas pesquisas foram tirados: Hofmeyr, Nikodem, Wolman, Chalmers, and Kramer, 1991 South Africa.
Scott, Berkowitz, & Klaus 1999- California
Gordom, Walton, McAdam, D. Gallitero and Garret- California 1998

Bom meninas e meninos fica ai a dica pessem sempre no seu bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário